Uma imagem vale mais que mil palavras
Uma imagem vale mais que mil palavras
A frase que utilizei para dar origem a este artigo é da autoria do filósofo chinês Confúcio e pretende exaltar o impacto de uma imagem em oposição a palavras. Diante de uma pintura ou de uma fotografia, por exemplo, cada um de nós faz a sua leitura, a sua análise e, com mais ou menos independência face ao objeto, definimos qual o seu significado.
Por outro lado, a partir de um texto, longo ou sucinto, somos convidados a ‘ilustrá-lo’ através da nossa imaginação. Criamos assim na nossa cabeça a imagem ou as imagens que acreditamos serem correspondentes. Por outras palavras, a imagem é nossa.
Mas afinal como é que um computador nos possibilita a presença de imagens?
De certo já alguma vez encontraram, por acaso, uma imagem que acharam apelativa enquanto deambulavam na internet e quiseram guardá-la por gostarem tanto dela. Sabem como é que se tornou
possível o armazenamento de imagens?
Em primeiro, é necessário saber que existem dois tipos de armazenamento de dados:
Compressão sem perdas: quando ao guardar uma série de dados ocorre preservação integral da informação da imagem
Compressão com perdas: quando a compressão e descompressão sucessiva leva à desintegração de parte dos dados da imagem a armazenar. A imagem depois de guardada apresenta uma qualidade inferior à original.
Bitmap
Trabalha com imagens baseado num mapa de bits.
A informação de uma imagem bitmap pode ser guardada em :
-BMP(Bitmap): O Bitmap (BMP) é um dos formatos de imagens mais antigos e também um dos mais simples. É bastante utilizado nos sistemas operacionais Microsoft Windows. Neste formato, as imagens podem suportar milhões de cores e preservam os detalhes. No entanto, os arquivos costumam ser muitos grandes, já que não utilizam compressão. O formato BMP até é possível em imagens com 256 cores ou menos, mas não é comum. Este suporta até 16 milhões de cores (24 bits).
- GIF (Graphics Interchange Format): O GIF (Graphics Interchange Format) é um formato de imagem que foi lançado pela empresa CompuServe no ano de 1987. Em português, a sigla significa Formato de Intercâmbio de Gráficos, e este formato possibilita a compactação de várias cenas, exibindo movimento. Os GIFs não possuem som, as próprias imagens transmitem a mensagem desejada.
- JPEG (Joint Photographic Experts Groups): JPG (ou JPEG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão pouco percetível na perda de qualidade da imagem. Além de ser um método de compressão, é frequentemente considerado como um formato de arquivo. JPEG / Exif é o formato de imagem mais comum usado por câmeras digitais e outros dispositivos de captura de imagem, juntamente de JPEG / JFIF, que também é um outro formato para o armazenamento e transmissão de imagens na World Wide Web. JPEG / JFIF é o formato usado para armazenar fotos e transmiti-las através da Internet. Geralmente desconsideram-se os formatos e dizemos simplesmente JPEG.
- PDF (Portable Document Format): A sigla PDF vem do inglês, e significa Portable Document Format (Formato Portátil de Documento). Este é um formato de arquivo que foi desenvolvido pela Adobe Systems no ano de 1993. É ideal para a visualização e impressão de arquivos, visto que ele não pode ser alterado uma vez neste formato. Um arquivo transformado em PDF é visualizado de maneira idêntica ao seu original, propiciando assim o benefício de se manter a qualidade do projeto. Para que o arquivo em PDF seja visualizado, é preciso ter instalado na máquina ou smartphone o programa Acrobat Reader ou qualquer outro visualizador de PDF.
- PNG (Portable Network Graphics): A sigla PNG significa “Portable Network Graphics”, que é um formato de imagem digital utilizado para implementar elementos visuais em um site na web. O principal motivo para o desenvolvimento deste formato foi facilitar a troca de imagens através da internet, assim como o JPG. Contudo, a grande diferença entre estes dois formatos é que a compressão das imagens no formato PNG não causam tanta perda de qualidade, diferentemente do JPG. Outro diferencial das imagens em formato PNG é o suporte para transparência, que é indicado como um fundo quadriculado nos editores de imagem. Assim, o que está quadriculado no editor será mostrado transparente no arquivo, possuindo a cor do plano de fundo do site ou imagem.
- TIFF (Tagged Image File Format): O TIFF (acrónimo para Tagged Image File Format) é um formato de arquivo raster para imagens digitais. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, porém agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). Há ainda a opção na qual um arquivo .tif ou .tiff tenha mais de uma página dentro de um único arquivo.
Espero que tenham ficado esclarecidos, até à próxima!
Comentários
Enviar um comentário