Modelos de cor

Modelos de cor

    Alguma vez se perguntaram como se geram as cores como as conhecemos? O artigo de hoje vai ser sobre isso mesmo! 

    Em primeiro, quais são os modelos que existem? 

    Para começar, vou explicar o modelo que permite que vocês, leitores, consigam detetar cores no monitor, neste caso, no meu blogue: o modelo RGB



    Significa red (R), green (G) e blue (B), vermelho, verde e azul, respetivamente. Este descreve-se então pela combinação das três cores primárias.

    A aplicação deste modelo está associada principalmente à emissão de luz a partir de um monitor. 


Modelo CMYK



    O modelo CMYK é construído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black, representada por K). O modelo CMY é um modelo através do qual se obtêm as cores através da combinação das três cores primárias de impressão: cyan(C), magenta (Me yellow (Y)


Modelo HSV                                                              

                                     

    O modelo HSV é definido pelas grandezas: tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. O modelo HSV é utilizado na mistura de cores sob o contexto artístico . 

Modelo YUV



        Serve para para as televisões a cores, uma vez que permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a preto e branco e os sinais a cores são facilmente distinguidos. É também adequado para sinais de vídeo.
        O modelo YUV guarda a informação de luminância (perceção da luminosidade e do brilho) separada da informação de crominância ou cor (tonalidade e saturação), ao contrário dos modelos RGB e CMYK, que em cada cor inclui informação relativa à luminância, permitindo por isso ver cada cor independente da outra. Assim, este modelo define-se pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U=blue-Y e V=red-Y).Com o modelo YUV é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância, reduzindo, assim, a informação que seria necessária caso se utilizasse outro modelo. Este modelo permite  permite uma boa compreensão dos dados, uma vez que permite que alguma informação de crominância seja retirada sem implicar grandes perdas de qualidade da imagem.

            Espero que tenham gostado e que sirva para aprenderem tal como eu aprendi! 😊




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Padrões de codificação de caracteres

Photopea-exploração

App Inventor-Exploração