Fake News e o seu perigo

        Fake News e o seu perigo 


    Olá de novo! Voltei para vos falar de algo cuja consciencialização é de importância extrema: fake news. Primeiro de tudo, o que são exatamente? 

    Estas consistem na distribuição deliberada ( através de jornais impressos, rádio, televisão e principalmente redes sociais e online) de desinformação, notícias escritas e publicadas com a intenção de enganar, para ganhos financeiros ou políticos, frequentemente com títulos sensacionalistas e exagerados com o objetivo de chamar à atenção. Há que distinguir estas de sátiras e paródias, uma vez que as segundas têm como intenção unicamente o humor óbvio e irónico. 



            A maior parte das pessoas já é facilmente enganada por este tipo de informação, mas para agravar criou-se a chamada "deepfake", a manipulação de imagens que, graças à inteligência artificial, facilitou a criação de vídeos falsos com resultados credíveis. Os alvos são sobretudo figuras públicas e um dos exemplos mais famosos utiliza a imagem do antigo presidente norte-americano Barack Obama. Mas também há cidadãos anónimos cujas imagens retiradas das redes sociais servem, por exemplo, para criar pornografia falsa. 

    Acima podemos ver um exemplo de deepfake que tem como alvo o ex presidente dos Estados Unidos.

    Afinal, porque é que estas mentiras se propagam tão facilmente? Bem, acredito que o vídeo abaixo não deixa espaço para dúvidas.


Espero que o artigo de hoje tenha sido elucidativo, fiquem bem e mantenham-se seguros, até à próxima!💗

Webgrafia:https://www.publico.pt/multimedia/interactivo/deepfake


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Padrões de codificação de caracteres

Photopea-exploração

App Inventor-Exploração