Fake News e o seu perigo
Fake News e o seu perigo
Olá de novo! Voltei para vos falar de algo cuja consciencialização é de importância extrema: fake news. Primeiro de tudo, o que são exatamente?
Estas consistem na distribuição deliberada ( através de jornais impressos, rádio, televisão e principalmente redes sociais e online) de desinformação, notícias escritas e publicadas com a intenção de enganar, para ganhos financeiros ou políticos, frequentemente com títulos sensacionalistas e exagerados com o objetivo de chamar à atenção. Há que distinguir estas de sátiras e paródias, uma vez que as segundas têm como intenção unicamente o humor óbvio e irónico.
A maior parte das pessoas já é facilmente enganada por este tipo de informação, mas para agravar criou-se a chamada "deepfake", a manipulação de imagens que, graças à inteligência artificial, facilitou a criação de vídeos falsos com resultados credíveis. Os alvos são sobretudo figuras públicas e um dos exemplos mais famosos utiliza a imagem do antigo presidente norte-americano Barack Obama. Mas também há cidadãos anónimos cujas imagens retiradas das redes sociais servem, por exemplo, para criar pornografia falsa.
Comentários
Enviar um comentário