Biometria
Biometria
Olá a todos! Hoje, voltei para falar de um dos campos fascinantes da tecnologia, a biometria. Mas afinal, em que é que consiste? Para responder à pergunta, é a ciência que mede e analisa dados biológicos. A biometria tem sido utilizada largamente nos nossos dias por ser um eficiente mecanismo de segurança. Biometria é utilizada também como maneira de identificar unicamente um indivíduo por meio de suas características físicas ou comportamentais.
Quais os principais sistemas de leitura biométrica que existem?
Reconhecimento facial- Baseia-se em mapear um rosto, seja em 3D, ou em 2D. Cria-se uma imagem da pessoa que será utilizada para desbloqueio de funções e identificação.
Reconhecimento por voz- faz uma análise dos parâmetros físicos (cordas vocais, laringe e etc.) e comportamentais, como sotaques, maneirismos e entoação. O resultado é um perfil sonoro único, que em tese pode ser usado como uma assinatura biométrica.
Reconhecimento da íris- A biometria usando a íris (a parte colorida do olho, que regula a entrada de luz) é extremamente confiável, já que a membrana é dos poucos membros do corpo humano que se mantém constante ao longo de toda a vida.
Impressão digital- Talvez o tipo de biometria mais conhecido e mais antigo, é o reconhecimento biométrico das impressões digitais de um indivíduo, que, tal como a membrana da íris, se mantém igual toda a vida e por isso assegura segurança.
Mas afinal, quais são as utilizações práticas?
A biometria tem sido utilizada, principalmente, por ser um eficiente mecanismo de segurança implementado comumente em smartphones e empresas.
Espero que seja conteúdo esclarecedor, até à próxima!😚
Comentários
Enviar um comentário